Construtos não nascem, são criados a partir de algum material ou de algum ritual. São leais ao seu criador e só são “libertos” quando este morre ou os liberta de alguma forma. Você escolhe que tipo de construto você será: Golem, Automata, Munak ou Ossada.


Tendências: qualquer neutra.

Política: O construto é fiel a quem lhe fez, a não ser que tenha recebido uma ordem direta para fazer o contrário. É impossível para o construto "se rebelar" pois suas vontades e desejos, se é que eles têm, são sempre inseridos pela pessoa que o criou.



Consideraçõespara Ficha - Golem: feitos de material natural (plantas, barro ou madeira) e animados por magia.


  • MEN +1
  • Imunidadea venenos
  • Magias de Sono, Paralisia e outras funcionam meramente por você ter magia em si, mas não causam o efeito completo.
  • Você é imune à magia igual ao elemento que te constitui, mas leva o dobro de dano de magias do elemento oposto. Exemplo: Um golem de terra não vai tomar dano de terra, mas vai desfazer com água e vai ressecar com fogo.
  • Você édetectável por qualquer pessoa com Detectar Magia. Não há como se esconder.
  • Sua vidaé calculada com PVs + PMs. Eles são uma coisa só. Cada vez que recebe um golpe, você perde pontos de magia (porque você é movimentado por ela). Cada vez que usa uma magia, usa sua vida (porque é ela que lhe movimenta). Some os dois valores e preencha só PV’s. Use este valor sempre que levar dano ou utilizar uma habilidade que use PMs.
  • Bateria:Você precisa se recarregar de alguma forma. Converse com seu GM.
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Consideraçõespara Ficha - Automata: Você é feito de metal e movido a vapor (ou outro material). Pode ter uma aparência mais robótica ou mais “humanóide”, mas é impossível não perceber que você é feito de metal.


  • ARM +1
  • Barulhento:Você é feito de metal, então, se estiver descalço, vai fazer barulho para andar sobre um chão de pedra. Quando cai, faz o barulho de panelas caindo no chão. Recebe penalidade de -2 em testes de furtividade.
  • Imunidadea magias de sono e medo. Paralisia funciona pois, no fundo, você tem alguma magia que te move.
  • Recebe o dobro de dano de fogo e gelo.
  • Apesar de ter sido animado por alguma magia, você não usa mana. Tem vapor. Cada vez que usa uma habilidade ( que não pode ser mágica) usa uma carga de vapor. Quando o vapor acaba, você para de se mexer e precisa reabastecer a água.

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Consideraçõespara Ficha - Munak: Você morreu e alguém resolveu trazer seu corpo de volta à vida com magias e rituais. Isto geralmente é feito logo após a morte da pessoa. Você segue as regras de um morto-vivo, mas tem consciência e pensamentos. Suas memórias da “vida passada” são inexistentes ou muito confusas. Sua pele é azulada sempre.


  • FOR +1
  • Imunidade a magias de sono, medo e venenos.
  • Não recebe dano de magias de trevas/maldito, mas leva o dobro de dano de magias divinas e fogo.
  • Suas emoções são um tanto quanto.... apagadas.
  • Você exala uma aura de morte. É fraca, mas pessoas mais sensíveis podem notar sua presença e sabem o que você é de cara.
  • Poções de cura não funcionam, tampouco primeiros socorros (enfaixar, costurar), porque seu sistema imunológico não existe. Magias de cura, por outro lado, são efetivas.
  • Ausênciade vida: Como você está morto, se alguém estiver procurando por seres vivos, você se passa por morto fácil fácil. Da mesma forma, animais raramente lhe atacam (porque você já está morto).

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Considerações para Ficha - Ossada: Diferente do Munak, que manteve parte de sua aparência humana, você é um esqueleto reanimado. Não há nenhum vestígio de carne, músculos ou qualquer outra coisa que um ser vivo precisaria para se manter vivo e locomover.


  • DES +1
  • Imunidade a sono, medo e venenos.
  • Não leva dano de magias de trevas/maldito, mas leva o dobro de dano de magias divinas e de fogo.
  • Suas emoções são um tanto quanto.... apagadas, mais do que um Munak. Você é mais frio e muito mais desconectado da vida, em si. Apenas sua personalidade e seu objetivo de vida te mantém conectado ao mundo dos vivos.
  • Além de exalar uma aura de morte, obviamente, se estiver sem um manto cobrindo seu corpo inteiro TODOS - mesmo por mais patetas que sejam - vão ver que você é um esqueleto.
  • Poções de cura não funcionam, tampouco primeiros socorros (enfaixar, costurar), porque seu sistema imunológico não existe. Magias de cura NÃO são efetivas, apenas magias negras/das trevas ou magias de reconstrução.
  • Você leva METADE do dano em ataques de corte e perfuração. Por outro lado, leva o DOBRO de dano em ataques de contusão e esmagamento.
  • Visão no Escuro: Você não tem olhos, mas tem dois pontos brilhantes no lugar que, por serem mágicos, são eficientes.
  • Ausênciade vida: Como você está morto, se alguém estiver procurando por seres vivos você se passa por morto fácil, fácil. Da mesma forma, animais raramente lhe atacam (com forte exceção de cães e lobos, pois você é puro osso =D ).