Youkais são seres humanóides com traços animais: orelhas, garras, cauda, asas etc. São tão diferentes entre si que não se consideram um grupo único, dividindo-se em tribos de acordo com o "animal" de origem. Os bônus raciais também variam de acordo com o animal.
A única coisa que todos os youkais têm em comum é a "crença" em um "deus" ancestral, chamado Mononoke. Esse deus ancestral é tido como o "criador" da raça e varia de acordo com a mesma. Os konekos acreditam em um Mononoke gato ancestral, os Kitsune em um mononoke lobo, e assim por diante.

Tribo Koneko: Youkais gato - geralmente com orelhas, cauda e garras. São uma tribo muito orgulhosa e livre, raramente se prendendo a uma vila ou a um lugar. Gostam do sol, do calor, detestam a chuva e o frio. Apreciam boa comida e são difíceis de conquistar, mas fiéis uma vez que isso ocorre. Nem preciso dizer que os Koneko adoram provocar os Kitsune sempre que podem.

Tendências: Koneko não podem ser Honrados.

Considerações para a Ficha:

  • Visão noturna: Conseguem ver muito bem no total escuro.
  • Garras: Todos os felinos têm garras... e elas causam 1d4 + FIS.

---------------------------------------------------------------------------
Tribo Kitsune: Youkais caninos - geralmente com orelhas, focinho e cauda. São uma tribo pacata e ótima para se ter em um grupo. Fáceis de se conquistar, preferem um bom abrigo a se arriscar na chuva, seu único problema é serem muito brincalhões. Kitsune têm um sério enfado ao lidar com os Koneko, tentando ao máximo ficar longe destes seres bagunceiros.

Tendências: Kitsunes não podem ser Maus.

Considerações para a Ficha:

  • Faro aguçado: Kitsunes possuem um faro distinto, podendo reconhecer pessoas, venenos, objetos e até o tempo com o faro.
  • Mordida: Todos os cães mordem e causam 1d4 + FIS.

----------------------------------------------------------------------------

Tribo Kuma: Youkais Urso - geralmente grandes, peludos, com grandes garras e orelhas. São mais urso do que humanóides, para se dizer a verdade. São quietos, dormem muito e têm uma paciência invejável. Vivem em paz com qualquer um. Sua aparência varia muito de acordo com o urso ancestral, podendo ser brancos, pardos, pretos ou até com manchas pretas. Os Kumas vivem em montanhas ou planaltos, preferindo climas mais frios.

Tendências: Kuma só podem ser bons.

Considerações para a Ficha:

  • ARM+1
  • FIS+1
----------------------------------------------------------------------------

Tribo Tengu: Youkais Pássaro, alguns possuem bico no lugar da boca. Sua aparência varia de acordo com o pássaro ancestral. Todos os Tengus possuem asas no lugar dos braços - o que dificulta um pouco a compra de equipamentos. No lugar de mãos, eles possuem quatro garras (uma delas como polegar). Seus pés também são constituídos de garras, que ajudam muito na hora de pousar e atacar. Seu corpo é revestido de penas nas pernas, braços e costas. Alguns podem ter penas na cabeça, no lugar dos cabelos. Sua comunidade é muito dispersa, justamente por seu senso de liberdade, mas sempre escolhendo localizações montanhosas.

Tendências: Tengus só podem ser caóticos.

Considerações para a Ficha:

  • Perícia Racial: Visão Noturna OU Visão aguçada (necessário escolher apenas um)
  • Perícia Racial: Vôo: Tengus podem voar. O que você esperava? Eles recebem bônus de +2 em fugas e esquivas enquanto estiverem em vôo. Não podem voar em lugares apertados sem espaço para pegar impulso ou baixos sem altura para pular. Enquanto voam, Tengus não podem estar segurando nada, logo, não podem atacar com armas que necessitem das mãos. Caso estejam usando armaduras pesadas, esse bônus é diminuído.