Sugestão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sugestão

Mensagem por Funnymouth em Seg 26 Out 2015 - 11:08

Vamos reduzir o valor da desvantagem "sem faro"? Porque em muitos casos ela é vantajosa, e raramente se torna um problema, somente em casos muito específicos. Eu diria que ela só vale um ponto, e olha lá. Atualmente ela é extremamente valiosa, se aproximando da cegueira, um atributo muito pior, pela diferença de 1 ponto. Ta sendo abusada por muitos, sendo uma característica muito comum, qual o sentido de um mundo onde todo mundo não tem faro?
Sei que é complicado fazer essa mudança, mas acho muito necessário pro funcionamento justo do sistema desse forum.
E, enquanto eu falo sobre balanceamento, vale mencionar: Deviamos mudar o calculo pra acertos de golpes fisicos, sendo feito, ao invés de pura habilidade, através de uma media entre habilidade e velocidade. Simplesmente porque faz sentido, e porque o atributo velocidade está no momento muito desvalorizado em frente a resistência. Porque investir em um atributo que só confere uma chance de anular dano, se a rolagem for maior, se você pode investir em resistência, que além de lhe conferir vida, cada ponto ativamente reduz todo e qualquer dano, além de fazer o papel da velocidade e anular totalmente o dano em rolagens maiores?
Funnymouth
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Re: Sugestão

Mensagem por Venta em Seg 26 Out 2015 - 12:01

Boa parte das desvantagens são pra casos específicos. A gente tenta balancear o que a personagem perde com o que ela ganha. Sem Faro tem esse valor porque tira DOIS sentidos, olfato e paladar. A cegueira pode ser compensada com outros sentidos aprimorados, a falta de faro e paladar não. Interpretativamente, que é mais valioso, te deixa absurdamente suscetível a emboscadas, envenenamentos e acidentes.

Vou aproveitar e mencionar uma máxima da administração aqui:
Só porque algo não é usado corretamente, não quer dizer que perde seu efeito. Um bom narrador saberia por desafios razoáveis a um Sem Faro. O atributo Velocidade é um dos melhores atributos do fórum, porque te dá velocidade de corrida, vôo e Esquiva, que é capaz de anular um dano COMPLETAMENTE. Não importa se o espadachim tira um dano de 84 por turno se ele não consegue te acertar. O personagem de nível mais alto do fórum tem mais de 11 de velocidade e olha... ele dá um caldo em muito OP.

A velocidade tá aí, perfeita pra ser usada. Não usa quem não quer. Tem uma penca de builds viáveis. E a chance de anular todo o dano não é pequena. Se bem investido, é bem provável que você só seja acertado por um personagem que critar um acerto enquanto você critar um erro de esquiva.

Vale lembrar que no fórum, interpretação conta mais que rolagem.
Venta
Transcendente
Transcendente

Ver perfil do usuário

Mensagem por Não é o Diff em Seg 26 Out 2015 - 12:16

Sorde Lupremo disse tudo, só olha o novo personagem da Yuul.

15 de HP, mas quem disse que tu consegue dar um hit nela?

Mensagem por Funnymouth em Seg 26 Out 2015 - 13:21

"Absurdamente suscetível" é esticar um pouco, não acham? Raramente o olfato ou paladar de um humano ordinário entra em jogo em aventura, nem se aproxima de audição e visão. Qual foi a ultima vez que um homem normal detectou uma emboscada pelo olfato? Claro, seria um problema pra um cachorro. Mas para um homem.... 
Já quanto a envenenamentos, além de serem absurdamente específicos. (Quantas vezes vimos alguem ser envenenado no forum? Sim, todas as desvantagens são específicas, mas o ponto é que a falta de faro é especifica demais para os pontos que concede.) Nenhum veneno lógico carregaria um sabor ou aroma acre, isso seria absurdo.
Nem sei quantos tipos de acidentes você pode causar não tendo olfato e paladar, mas as situações são definitivamente específicas e raras demais pra uma característica de 3 pontos. Só olhar nas fichas em jogo para ter uma ideia de quantas pessoas pensam como eu. Essa desvantagem tem uma ocorrência imensa. 

Sobre a velocidade, não estou dizendo que é inútil, mas sim completamente desvalorizada em frente a resistência. Olhem assim: Uma velocidade de 10 contra um acerto de 11 pontos, o cara leva o dano completo. Uma resistência de 10 contra 11 pontos de dano, o homem leva somente 1 de dano. Porque investir em velocidade se você pode investir em resistência? Entendo que existam personagens bons baseados em velocidade, mas um personnagen com atributos iguais, porém velocidade relocada em resistência, sempre sai ganhando.
Funnymouth
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ringo em Seg 26 Out 2015 - 15:15

Funnymouth escreveu:"Absurdamente suscetível" é esticar um pouco, não acham? Raramente o olfato ou paladar de um humano ordinário entra em jogo em aventura, nem se aproxima de audição e visão. Qual foi a ultima vez que um homem normal detectou uma emboscada pelo olfato? Claro, seria um problema pra um cachorro. Mas para um homem.... 
Já quanto a envenenamentos, além de serem absurdamente específicos. (Quantas vezes vimos alguem ser envenenado no forum? Sim, todas as desvantagens são específicas, mas o ponto é que a falta de faro é especifica demais para os pontos que concede.) Nenhum veneno lógico carregaria um sabor ou aroma acre, isso seria absurdo.
Nem sei quantos tipos de acidentes você pode causar não tendo olfato e paladar, mas as situações são definitivamente específicas e raras demais pra uma característica de 3 pontos. Só olhar nas fichas em jogo para ter uma ideia de quantas pessoas pensam como eu. Essa desvantagem tem uma ocorrência imensa. 

Você esta pensando de maneira mecânica, isso não é ruim, mas é uma visão limitada das situações.

Para começar, o fórum é medieval (ok, mais fantasia que medieval...),  citando o livro de Eli (o filme) agora, o que o salvou de uma emboscada foi o olfato, e algo que um narrador pode (E DEVE) explorar. 
Quanto ao fato do paladar, não é pq você ainda não viu que nunca vai ser usado, um narrador sábio poderia colocar o player para comer carne podre e fazer ele se ferrar com indigestão ou intoxicação alimentar no MEIO da batalha... (tem coisa mais ridícula do que ter a fina  no meio de uma batalha?)

Quanto a velocidade, vejo o oposto do que você diz.  Mesmo que eu tenha 10 de resistência eu ainda sou uma lesma, o cara pode me dar 1 de dano por turno, mas se eu não consigo agarra-lo é inútil eu batalhar contra ele, até eu me mover para acerta-lo ele já sumiu de novo.
As coisas podem se tornar ainda pior se estivermos em tag, afinal o ligeirinho pode ficar me distraindo enquanto apanho de outra pessoa, ou pior, eu posso deixar exposto quem eu estou protegendo.

-"Devia ter morrido mais tarde; então, houvera ocasião certa para tal palavra. O amanhã, o amanhã. Outro amanhã, dia a dia se escoam de mansinho, até que chegue, alfim, a última sílaba do livro da memória. Nossos ontens para os tolos a estrada deixam clara da empoeirada morte. Fora! apaga-te, candeia transitória! A vida é apenas uma sombra ambulante, um pobre cômico que se empavona e agita por uma hora no palco, sem que seja, após, ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de sons e fúria, que nada significa." -

Macbeth (W.S.)

Legenda
Pensamentos-Narração-Falas
Ringo
Veterano
Veterano

Ver perfil do usuário

Mensagem por Funnymouth em Seg 26 Out 2015 - 17:45

Você esta pensando de maneira mecânica, isso não é ruim, mas é uma visão limitada das situações.

Para começar, o fórum é medieval (ok, mais fantasia que medieval...),  citando o livro de Eli (o filme) agora, o que o salvou de uma emboscada foi o olfato, e algo que um narrador pode (E DEVE) explorar. 
Quanto ao fato do paladar, não é pq você ainda não viu que nunca vai ser usado, um narrador sábio poderia colocar o player para comer carne podre e fazer ele se ferrar com indigestão ou intoxicação alimentar no MEIO da batalha... (tem coisa mais ridícula do que ter a fina  no meio de uma batalha?)

Quanto a velocidade, vejo o oposto do que você diz.  Mesmo que eu tenha 10 de resistência eu ainda sou uma lesma, o cara pode me dar 1 de dano por turno, mas se eu não consigo agarra-lo é inútil eu batalhar contra ele, até eu me mover para acerta-lo ele já sumiu de novo.
As coisas podem se tornar ainda pior se estivermos em tag, afinal o ligeirinho pode ficar me distraindo enquanto apanho de outra pessoa, ou pior, eu posso deixar exposto quem eu estou protegendo.

Eu não costumo pensar de uma maneira mecânica. Mas essa situação tende a ser meio chamativa.
Não estou negando que a falta de faro é uma desvantagem. Não pensem isso. Parem de me citar coisas que podem acontecer com alguém sem faro. Meu ponto é que a desvantagem não merece a pontuação que ela concede. As outras desvantagens que concedem 3 pontos são coisas com uma seriedade muito maior, e uma aplicabilidade muito mais ampla para um GM. Eu sei que é uma desvantagem. Mas comparem isso a uma fobia de humanos, um ponto fraco de 50% do corpo, ser demente, entre as outras desvantagens de 3 pontos. Acham mesmo equivalente?
Funnymouth
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ringo em Seg 26 Out 2015 - 18:11

A resposta mais curta e sincera para sua pergunta é: SIM

Ela é tão grave quanto qualquer outra deficiência, basta verificar, como bem citado por você, os portadores da mesma.

-"Devia ter morrido mais tarde; então, houvera ocasião certa para tal palavra. O amanhã, o amanhã. Outro amanhã, dia a dia se escoam de mansinho, até que chegue, alfim, a última sílaba do livro da memória. Nossos ontens para os tolos a estrada deixam clara da empoeirada morte. Fora! apaga-te, candeia transitória! A vida é apenas uma sombra ambulante, um pobre cômico que se empavona e agita por uma hora no palco, sem que seja, após, ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de sons e fúria, que nada significa." -

Macbeth (W.S.)

Legenda
Pensamentos-Narração-Falas
Ringo
Veterano
Veterano

Ver perfil do usuário

Mensagem por Funnymouth em Seg 26 Out 2015 - 19:32

Mencionei o numero de portadores pra mostrar como essa deficiência é considerada insignificante por todos, incentivando-os a botá-la na ficha e aproveitar de seus 3 pontos extras em habilidades. O que você diz não faz sentido. Seus argumentos quanto a velocidade também desviam do centro da questão: Velocidade, assim como resistência, anula dano: A diferença é que resistência, diferentemente de velocidade, reduz o dano além de anulá-lo, tornando-a inerentemente melhor que velocidade em qualquer e toda situação. O que você disse não mostra argumento algum, o mesmo pode ser dito sobre a resistência se eu, por exemplo, narrasse minha dificuldade em causar dano em um personagem resistente. Personagens resistentes e ágeis ambos raramente levam dano: A diferença é que quando o ágil leva dano, morre, e o resistente perde 1 de hp.
Mas ok, vamos concordar em discordar. Cansei de falar sobre isso ja
Funnymouth
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lord of Vermilion em Ter 27 Out 2015 - 22:53

""Absurdamente suscetível" é esticar um pouco, não acham? Raramente o olfato ou paladar de um humano ordinário entra em jogo em aventura, nem se aproxima de audição e visão. Qual foi a ultima vez que um homem normal detectou uma emboscada pelo olfato? Claro, seria um problema pra um cachorro. Mas para um homem.... "

Até seu acampamento pegar fogo, ou passar por um pântano, ou zona de undeads, ou o fukai...

Não é só envenenamento. O fórum não é só números e dados, é interpretação também. E não ter faro é pior que não ter audição. E existem várias formas de compensar não ter visão. Não existe nenhuma que compensa não ter faro, que afeta dois sentidos.

"Sobre a velocidade, não estou dizendo que é inútil, mas sim completamente desvalorizada em frente a resistência. Olhem assim: Uma velocidade de 10 contra um acerto de 11 pontos, o cara leva o dano completo. Uma resistência de 10 contra 11 pontos de dano, o homem leva somente 1 de dano. Porque investir em velocidade se você pode investir em resistência? Entendo que existam personagens bons baseados em velocidade, mas um personnagen com atributos iguais, porém velocidade relocada em resistência, sempre sai ganhando."

Se ele, com 10 de resistência, estiver enfrentando alguém que dá 11 de dano, sim. Mas quando você tiver 10 de RES provavelmente vai estar em situações que te dão maiores danos. E a velocidade é capaz de anular QUALQUER dano completamente. Inclusive a patada de um dragão que vai te dar 300+3d100.

"Parem de me citar coisas que podem acontecer com alguém sem faro."

Se você está justamente falando que não existem essas situações, só faz sentido te mostrar quais e quantas existem.

"A diferença é que resistência, diferentemente de velocidade, reduz o dano além de anulá-lo,"

A diferença é que a velocidade pode anular QUALQUER dano e tem outras funções além de esquiva, como velocidade de corrida, movimentação e reflexos, vôo, etc.

A diferença é você apostar numa resistência maior e mais segura, mas que não vai te salvar de um dano colossal ou não vai te impedir de ser afetado pelos status negativos de um ataque, ou pegar a alternativa de tentar esquivar tudo e correr o risco de morrer quando algo critar.

10 de res não vai te fazer tomar 1 de dano toda vez. Aliás, quase nunca. 10 de RES não é muito comparado aos danos que temos aí. Tem level 1 dando 84 de dano. É o suficiente pra deixar alguém com 10 de RES nos 16 de HP. Isso porque pra ter 10 em algum atributo é necessário no mínimo o nível 3.

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: