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Pericias

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Pericias

Mensagem por Saphira Odin em Sex 25 Set 2015 - 0:00

 PERICIAS
____________________________________________________________________________

 Pericias são capacidades que vieram a partir do treino ou estudo por isso sempre podem crescer diferente dos talentos que não evoluem. Capacidades como salto ou Geologia por exemplo ilustram bem essa ideia, quanto mais pontos na pericia, melhor será naquela área e o jogador pode investir cada vez mais em suas pericias. Pericias funcionam como bônus na hora dos testes, toda vez que você saltar por exemplo, você recebe bônus no teste proporcional a seus pontos na pericia. 
 Cada nível da pericia custa 1 ponto e concede em troca 1 ponto de bônus. As vantagens da pericia que envolvem qualquer teste da área ao contrário dos atributos,  por exemplo,  se você tiver pericia com espadas, vai ganhar o bônus de pericia em qualquer teste que envolva ativamente a espada desde golpes comuns a malabarismo, testes de equilíbrio , manuseio e tudo relacionado a espadas, então o bônus é considerado independente do teste. Obviamente o bônus só funciona em situações onde a pericia participa ativamente, você não ganha bônus pra voar ou correr só porque está carregando uma espada. A desvantagem é que caso não possa usar sua arma, por exemplo, não recebe os bônus de pericia, é escolha do player decidir aumentar seus atributos ou suas pericias.

Pericias Influenciam, Por Padrão:

-Dano Físico/Mágico/ Distancia
Ex: Pericia com espadas aumenta seu dano.
-Acerto
Ex: Pericias de arma como arco também influenciam seu acerto.
-Defesa
Ex: pericias com armas, ou equipamentos como escudos, desde que esteja sendo usado para este proposito.
-Artes ( Malabarismo, Equilibrismo)
Ex: Malabarismo com clava, Equilibrismo com cajados.
-Conhecimento
Teste para descobrir, estudar, achar e reconhecer certas peculiaridades ou itens, perceber pontos fracos, mas não para aprendizado.
Ex: User Herbologia para procurar certa erva no meio da floresta ou Biologia para reconhecer um animal.

Como Funcionam as Pericias?

Pericias levando pelo lado matemático funcionam como bônus de conhecimento e habilidade, por exemplo, pericia com espada +3 (ou nível 3) significa que toda vez que fazer um teste com espada, você vai ganhar 3 de bônus nesse teste.

Não existe portanto mais penalidades, se você é espadachim e usa um arco, você simplesmente não ganha bônus nenhum de pericia.

Medindo Perícias:

Pelo fato de que pericias podem evoluir, elas tem medidas, algo que mostre explicitamente  quantos pontos ela possui. Assim, você sabe que sua pericia salto é 2, então quando saltar, você terá  + 2 pontos de bônus. Por padrão, simbolizamos o nível da pericia desta maneira.

Pericia qualquer Nv. 01

Ambas as duas maneiras explicitam quantos pontos você possui nessa pericia.

Usos Especiais de Pericias

Algumas pericias e tem alguns usos especiais, ela simplesmente não dá um bônus qualquer, eles dão bônus em alguma atividade indireta ou é necessário um calculo para tal, aqui está alguns exemplos de usos especais das pericias.

-Teste médico:
(inteligencia+habilidade)/2 + pericia medicina (ou veterinária, se for um construto, mecânica) = quantidade de HP que você faz seu paciente recuperar.

-Psicologia/Psiquiatria:
Sempre que você quiser curar temporariamente uma insanidade de terceiros você deve fazer um teste de Int x Int, sendo que a insanidade do paciente da um bônus no teste de +2 por custo da desvantagem (se a insanidade custar então 3 pontos,ela concede +6 de bônus) ao seu favor,você recebe bônus de Int de acordo com sua pericia em psicologia.

-Mimica:
Para imitar qualquer ação você deve fazer um teste de Int x Hab . sua percepção contra a habilidade do copiado. Ao seu favor,você recebe um bônus em Int de acordo coma pericia mimica. Sempre que quiser fazer alguém ACREDITAR em um objeto, você deve faze rum teste de Int x Int, também recebendo um bônus de acordo com a pericia.

-Invocação e Necromancia:
Sempre que invocar,seja uma criatura extra planar ou um zumbi, na hora de determinar os pontos de atributos dos invocados,eles recebem +1 ponto de atributo de acordo com a pericia.

-Gastronomia:
Cada ponto em gastronomia faz  qualquer alimento preparado por você aumentar +2 em HP ou SP (dependendo do bônus que ele já dá) de acordo com o nível da pericia.

OBs: Pericias no entanto, não influenciam em buffs.

Lista de Pericias

Sobrevivência:
Pericia com Arma: (Escolha uma)
- Espadas, Lanças, Arco e Flecha são exemplos
Pericia com Arma Natural: (ex: garras, cauda, chifres, dentes...)
- Essa pericia envolve todas as armas naturais que você tiver, de garras a dentes.
Pericia em Combate Desarmado:
- Envolve todo e qualquer combate desarmado ou usando equipamentos que não interfiram no estilo de luta como soqueiras, cotoveleiras, tornozeleiras e sapatos.
Pericia com Escudo
- Envolve o uso de escudos tanto pra ataque quanto defesa.
Salto
- Salto puro e simples,desde simplesmente saltar pra frente quanto acrobacias.
Corrida
- Corrida simples,não esquiva.
Escalada
- Escalada de muros,montanhas ou qualquer superfície íngreme.
Arremesso
- Qualquer arremesso de objeto.
Natação
- Nadar mais e melhor.
Domesticação
- Domesticação de animais, Cavalgar
Camuflagem
- Se misturar ao ambiente, se tornando facilmente despercebido

Ciências e Conhecimento:
Eologia
- Estudo dos ventos, para onde vão, como se comportam.
Geologia
- Estudo do solo, da terra.
Pyromancia
- Estudo do fogo,da sua combustão.
Hidrologia/Oceanologia
- Estudo da água, dos oceanos, das correntes marítimas. Envolve navegação.
Biologia
- Estudo da vida e dos ecossistemas, dos animais,da natureza e como ela se relaciona.
Botânica/Herbologia/Agronomia
- Estudo das plantas, das ervas, de seus efeitos, onde nascem e como se planta.
Meteorologia
- Estudo do tempo, dos efeitos climáticos, suas mudanças e quando possivelmente vão acontecer.
Matemática/Engenharia
- Matemática pura, você sabe construir e consertar máquinas a vapor, veículos, armas, navios,  construções, aquedutos, pontes, fortificações.
Medicina/Anatomia
- Estudo do corpo humano,como funciona e como curá-lo ou danificá-lo.
Veterinária
- Estudo do corpo dos animais,como funciona e como curá-lo ou danificá-lo.
Psicologia/Psiquiatria
- Estudo da mente humana, como ela funciona,como prever suas reações e entendê-las.
Letras/Literatura/Oratória
- Estudo do vocabulário,gramatica, de uma boa e impecável comunicação tanto escrita quanto falada.
Cartografia
- Estudo dos mapas, como entendê-los e fabricá-los.
Direito/legislação
- Estudo das leis, onde cada lei rege, como seguir ou burlá-la.
Teologia
- Conhecimento profundo sobre a religião, símbolos e deuses assim como seus ritos.
Química/Alquimia
- Criar poções

Artes:
Acrobacia
- Saltos, equilíbrio e precisão em grandes alturas,ser flexível e forte.
Canto
- Ter uma voz melodiosa para encantar o publico.
Desenho/Pintura
- Pintar bem, de maneira realista ou bela, de maneira a encantar quem vê sua obra.
Teatro
- Interpretar, assumir diversos personagens, simular emoções que não esta sentindo, contar uma história a partir de olhos que não são seus.
Maquiagem
- Usar substancias para se disfarçar, encantando ou amedrontando.
Malabares
- Brincar com objetos no ar.
Contorcionismo
- Flexibilizar suas articulações,entrar em espaços pequenos ou até alcançar posições que poucos conseguiriam, escapar de amarras ou algemas,fugir da ação de ser imobilizado/agarrado pelos inimigos.
Equilibrismo
- Equilibrar objetos em movimento ou não ou até equilibrar a si mesmo.
Prestidigitação
- Truques rápidos baseado no movimento das mãos e da distração tanto no intuito de furto ou de imitar mágica.
Palhaçaria
- Contar piada, se fazer de bobo da corte, simplesmente causar comoção e encantamento ao publico.
Instrumento Musical (escolha um instrumento musical.)
- Tocar instrumentos.
Dança (escolha um tipo de dança.)
- Usar o corpo como instrumento de arte.
Mimica
- Imitar, fingir e fazer as pessoas acreditarem que existem objetos que não existem ou mais, simplesmente copiar perfeitamente movimentos alheios.

Arcano:
Conhecimento com Runas
- Absorver e usar o poder das runas
Conhecimento com Cetros e Cajados
- Absorver e usar o poder dos cajados
Conhecimento com Luz
- Absorver e usar o poder da luz
Conhecimento com Trevas
- Absorver e usar o poder das trevas
Conhecimento com Necromancia
- Conhecer e usar o poder dos mortos
Conhecimento com Cura
- Absorver e usar o poder da cura
Invocação
- Invocação de monstros extra-planares
Shamanismo
- Conhecer e usar o reino espiritual.

Manufatura/Produção:
Fabricar Arma Simples
- Criar Arcos, flechas, armas de madeira basicamente.
Costura
- Criar equipamentos de tecido ou couro.
Escultura
- Criar objetos ou estátuas de barro,madeira ou qualquer outro material.
Artesanato
- Criar objetos de decoração como colares, miniaturas e miscelâneas.
Culinária/Gastronomia
- Cozinhar, conhecer temperos e materiais para criar os mais apetitosos e nutritivos pratos.
Armadilha
- Criar armadilhas para capturar inimigos ou caçar.
Forja
- Criar equipamentos de metal.
Forja Arcana
- Conceder poder mágico aos itens.

Crime:
Furtividade
- Se esconder, andar silenciosamente, não ser notado. Inclui o ato de Furtar
Arrombamento
- Arrombar portas, cadeados e fechaduras seja com força bruta ou com métodos mais sutis.
Tortura
- Causar dor física ou psicológica, como aplicar e quando.
Investigação
- Achar, pesquisar e encontrar pessoas ou objetos perdidos(ou escondidos).
Ameaça
- Causar o maior medo possível seja com palavras ou outro método que julgue convincente.
Falsificação
- Fazer copias perfeitas de objetos ou documentos, saber se um item é falso, assim como avaliar objetos (Antiguidades, Gemas, Metais Valiosos (Ourives), Obras de Arte.
Jogatina
- Jogar, Apostar, Trapacear nesses mesmos jogos.
OFF: editado (Ichirou).

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