Sugestão para o Sistema de Combate

Ir em baixo

Sugestão para o Sistema de Combate Empty Sugestão para o Sistema de Combate

Mensagem por Balin em Sab 1 Ago 2015 - 20:24

Estou postando aqui para sugerir uma forma de dinamizar o sistema de rolagens. Não que esteja criticando como falho o atual, eu particularmente sou saudosista e tradicional e entenderia perfeitamente se a questão fosse também o apego, até porque acho as regras originais(talvez próximas ao 3d&t) e isso conta bastante, tipo uma marca registrada do fórum.

Mas eu vejo a galera trabalhando bastante na manutenção e inclusive revendo certas coisas. Então, se fosse o caso de rever algo no sistema, queria deixar uma opinião:
Por padrão são feitas 4 ou mais rolagens em um combate(para cada personagem): Acerto, Dano, Esquiva, Defesa.
Minha ideia é bem simples: uma rolagem de ataque e outra de defesa. Conforme o tipo de ataque, há o respectivo tipo de defesa, o dano causado é descontado diretamente do HP, sendo o calculo para este igual ao Ataque - Defesa(mínimo 0):

Ataques físicos - Força + Habilidade + Perícia + Arma + 1d6;
Ataques à distância - Balística + Habilidade + Perícia + Arma + 1d6;
Defesa - Velocidade + Resistência + Equipamentos + 1d6;

Ataques mágicos - Inteligência + Habilidade + Perícia + 1d6;
Defesa mágica - Velocidade + Resistência + Equipamentos + 1d6;

Assim pode ficar definido pelo GM se ele rola seu ataque e sua defesa ou fica por conta do próprio player, devido a diminuição dos dados fica menos coisa para o narrador administrar no combate.

Um atrativo interessante para o atributo velocidade(já que valeria mais apena investir em resistência, já que esta conta nas defesas e ainda soma mais HP), seria que a cada 6 pontos no atributo você recebe uma ação regular extra.

É claro que mudanças assim podem prejudicar fichas que foram montadas pensando em outra abordagem, talvez o que eu apontei possa servir como uma base para ser lapidada, só quis deixar uma sugestão que talvez ajude o sistema ou contribua com alguma coisa.
Balin
Balin
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Sugestão para o Sistema de Combate Empty Re: Sugestão para o Sistema de Combate

Mensagem por Lord of Vermilion em Seg 28 Set 2015 - 17:59

Com toda modéstia, não acho viável. O foco do Zephyr é ser um jogo simples e livre. Mantendo determinadas 'antípodas' de atributos, Habilidade x Velocidade, Força x Resistência, fica muito mais fácil entender quais rolagens são necessárias e como funciona o sistema.

Se nem o Craft a galera tá usando por que não consegue entender, imagine se toda rolagem for uma soma de 3 ou mais atributos?

Mensagem por Cloud em Seg 28 Set 2015 - 18:24

Lord of Vermilion escreveu:Com toda modéstia, não acho viável. O foco do Zephyr é ser um jogo simples e livre. Mantendo determinadas 'antípodas' de atributos, Habilidade x Velocidade, Força x Resistência, fica muito mais fácil entender quais rolagens são necessárias e como funciona o sistema.

Se nem o Craft a galera tá usando por que não consegue entender, imagine se toda rolagem for uma soma de 3 ou mais atributos?

Isso ae, acho que dois atributos seria de bom tamanho.
Cloud
Cloud
Herói
Herói

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: