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Pericias

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Pericias

Mensagem por ADM Ichirou Youta em Seg 24 Out 2011 - 21:40

Pericias

Pericias são capacidades que vieram a partir do treino ou estudo por isso sempre podem crescer diferente dos talentos que não evoluem. Capacidades como por exemplo salto ou geologia por exemplo ilustram bem essa ideia, quanto mais pontos na pericia, melhor será naquela área e o jogador pode investir cada vez mais em suas pericias. Pericias funcionam como bônus na hora dos testes, toda vez que você saltar por exemplo,você recebe bônus no teste proporcional a seus pontos na pericia. Cada nível da pericia custa 1 ponto e concede em troca 1 ponto de bônus. As vantagens da pericia que envolvem qualquer teste da área ao contrário dos atributos, por exemplo, se você tiver pericia com espadas, vai ganhar o bônus de pericia em qualquer teste que envolva ativamente a espada desde golpes comuns a malabarismo,testes de equilíbrio ,manuseio e tudo relacionado a espadas,então o bônus é considerado independente do teste.Obviamente o bonus só funciona em situações onde a pericia participa ativamente,você não ganha bonus pra voar ou correr só porque está carregando uma espada. A desvantagem é que caso não possa usar sua arma, por exemplo, não recebe os bônus de pericia, é escolha do player decidir aumentar seus atributos ou suas pericias.

Pericias influenciam, por padrão:

Dano físico/mágico/a distancia
ex: Pericia com espadas aumenta seu dano

Acerto
ex: Pericias de arma como arco também influenciam seu acerto

Defesa
Ex: pericias com armas,ou equipamentos como escudos, desde que esteja sendo usado

Artes ( malabarismo, equilibrismo)
Ex: Malabarismo com clava, equilibrismo com cajados.

Conhecimento (teste para descobrir, estudar, achar e reconhecer certas peculiaridades ou itens, perceber pontos fracos, mas não para aprendizado)
ex: User herbologia para procurar certa erva no meio da floresta ou biologia para reconhecer um animal.

Como funcionam as pericias tio ichi?

Pericias levando pelo lado matematico funcionam como bonus de conhecimento e habilidade, por exemplo, pericia com espada +3 (ou nivel 3,tanto faz) significa que toda vez que fazer um teste com espada, você vai ganhar 3 de bônus nesse teste.

Não existe portanto mais penalidades, se você é espadachin e usa um arco, você simplesmente não ganha bonus nenhum de pericia.

Medindo perícias

Pelo fato de que pericias podem evoluir, elas tem medidas, algo que mostre explicitamente  quantos pontos ela possui. Assim,você sabe  que sua pericia salto é 2, então quando saltar,você terá 2 pontos de bônus. Por padrão, simbolizamos os nível da pericia de duas maneiras

Pericia qualquer Nv.01

ou

Pericia qualquer +1

Ambas as duas maneiras explicitam quantos pontos você possui nessa pericia.

Usos especiais de pericias

Algumas pericias e tem alguns usos especiais,eles simplesmente não dá um bônus qualquer,eles dão bonus em alguma atividade indireta ou é necessário um calculo para tal, aqui está alguns usos especais das pericias.

Teste médico:
(inteligencia+habilidade)/2 + pericia medicina (ou veterinária, se for um construto, mecânica) = quantidade de HP que você faz seu paciente recuperar.

Psicologia/Psiquiatria:
Sempre que você quiser curar temporariamente uma insanidade de terceiros você deve fazer um teste de int x int, sendo que a insanidade do paciente da um bônus no teste de +2 por custo da desvantagem (se a insanidade custar então 3 pontos,ela concede +6 de bônus) ao seu favor,você recebe bônus de int de acordo com sua pericia em psicologia.

Mimica:
Para imitar qualquer ação você deve fazer um teste de int x hab . sua percepção contra a habilidade do copiado. Ao seu favor,você recebe um bônus em int de acordo coma pericia mimica. Sempre que quiser fazer alguém ACREDITAR em um objeto , você deve faze rum teste de int x int, também recebendo um bônus de acordo com a pericia.

Evocação e necromancia:
Sempre que evocar,seja uma criatura extra planar ou um zumbi, na hora de determinar os pontos de atributos dos evocados,eles recebem +1 ponto de atributo de acordo com a pericia.

Gastronomia:
Cada ponto em gastronomia faz  qualquer alimento preparado por você aumentar +2 em HP ou SP (dependendo do bonus que ele já dá) de acordo com o nível da pericia.

Pericias no entanto, não influenciam em buffs.

Lista de pericias

Sobrevivencia:
Pericia com arma: (Escolha uma)
-Espadas,lanças, arco e flecha são exemplos

Pericia com arma natural: (ex:garras, cauda, chifres, dentes...)
- Essa pericia envolve todas as armas naturais que você tiver, de garras a dentes.

Pericia com combate desarmado
-Envolve todo e qualquer combate desarmado ou usando equipamentos que não interfiram no estilo de luta como soqueiras, cotoveleiras, tornozeleiras e sapatos.

Pericia com escudo
-Envolve o uso de escudos tanto pra ataque quanto defesa.

Salto
-Salto puro e simples,desde simplesmente saltar pra frente quanto acrobacias.

Corrida
- Corrida simples,não esquiva.

Escalada
-Escalada de muros,montanhas ou qualquer superfície íngreme.

Arremesso
-Qualquer arremesso de objeto.

Natação
-Nadar mais e melhor.

Domesticação
-Domesticação de animais.

Camuflagem
-Se misturar ao ambiente,se tornando facilmente despercebido

Ciencias e conhecimento:

Eologia
-Estudo dos ventos,pra onde vão,como se comportam.Envolve metereologia.

Geologia
-Estudo do solo,da terra.

Pyromancia
-Estudo do fogo,da sua combustão.

Hidrologia/Oceanologia
-Estudo da água, dos oceanos,das correntes marítimas. Envolve navegação.

Biologia
-Estudo da vida e dos ecossitemas, dos animais,da natureza e como ela se relaciona.

Botanica/herbologia/Agronomia
-Estudo das plantas,das ervas, de seus efeitos, onde nascem e como se planta.

Metereologia
-Estudo do tempo, dos efeitos climáticos, suas mudanças e quando possivelmente vão acontecer.

Matemágica/Engenharia
-Matematica pura.

Medicina/Anatomia
-Estudo do corpo humano,como funciona e como curá-lo ou danificá-lo.

Veterinária
-Estudo do corpo dos animais,como funciona e como curá-lo ou danificá-lo.

Psicologia/Psiquiatria
-Estudo da mente humana, como ela funciona,como prever suas reações e entendê-las.

Letras/Literatura/ Oratória
- Estudo do vocabulário,gramatica, de uma boa e impecável comunicação tanto escrita quanto falada.

Cartografia
-Estudo dos mapas, como entendê-los e fabricá-los.

Direito/legislação
-Estudo das leis, onde cada lei rege, como seguir ou burlá-la.

Quimica/Alquimia
-Criar poções



Artes:
Acrobacia
- Saltos, equilibrio e precisão em grandes alturas,ser flexivel e forte.

Canto
- Ter uma voz melodiosa para encantar o publico.

Pintura
-Pintar bem, de maneira realista ou bela, de maneira a encantar quem vê sua obra.

Teatro
-Interpretar,assumir diversos personagens, contar uma história a partir de olhos que não são seus.

Maquiagem
-Usar substancias para se disfarçar, encantando ou amedrontando.

Malabares
- Brincar com objetos no ar.

Contorcionismo
- Flexibilizar suas articulações,entrar em espaços pequenos ou até alcançar posições que poucos conseguiriam.

Equilibrismo
- Equilibrar objetos em movimento ou não ou até equilibrar a si mesmo.

Presdigitação
-Truques rápidos baseado no movimento das mãos e da distração tanto no intuito de furto ou de imitar mágica.

Palhaçaria
- Contar piada, se fazer de bobo da corte, simplesmente causar comoção e encantamento ao publico.

Instrumento musical (escolha um instrumento musical.)
-Tocar instrumentos.

Dança (escolha um tipo de dança.)
- Usar o corpo como insturmento de arte.

Mimica
-Imitar, fingir e fazer as pessoas acreditarem que existem objetos que não existem ou mais, simplesmente copiar perfeitamente movimentos alheios.

Arcano:
Conhecimento com runas
- Absorver e usar o poder das runas

Conhecimento com Cetros e cajados
- Absorver e usar o poder dos cajados

Conhecimento com luz
- Absorver e usar o poder da luz

Conhecimento com Trevas
- Absorver e usar o poder das trevas

Conhecimento com Necromancia
- conehcer e usar o poder dos mortos

Conhecimento com cura
- Absorver e usar o poder da cura

Evocação
-Evocação de monstros extraplanares

Shamanismo
-Conhecer e usar o reino espiritual.

Manufatura/produção:
Fabricar Arma simples (arcos,flechas, armas de madeira basicamente)
Costura
- Criar equipamentos de tecido ou couro.

Escultura
- Criar objetos ou estátuas de barro,madeira ou qualquer outro material.

Artesanato
- Criar objetos de decoração como colares, miniaturas e miscelânias.

Culinária/Gastronomia
- Cozinhar, conhecer temperos e materiais para criar os mais apetitosos e nutritivos pratos.

Armadilha
-Criar armadilhas para capturar inimigos ou caçar.

Forja
-Criar equipamentos de metal.

Forja Arcana
-Conceder poder mágico aos itens.


Crime
Furtividade
-Se esconder,andar silenciosamente, não ser notado. Inclui o ato de Furtar

Arrombamento
- Arrombar portas,cadeados e fechaduras seja com força bruta ou com metodos mais sutis.

Tortura
-Causar dor fisica ou psicológica, como aplicar e quando.

Investigação
-Achar, pesquisar e encontrar pessoas ou objetos perdidos(ou escondidos)

Ameaça
-Causar o maior medo possível seja com palavras ou outro método que julgue convincente.

Falsificação
-Fazer copias perfeitas de objetos

Jogatina
-Jogar,apostar, roubar nesses mesmos jogos.


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__________________________________


Spoiler:


Chupem !

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