Os anõessão famosos por sua eficiência militar, sua habilidade para resistir a castigos físicos e mágicos, seu conhecimento sobre os segredos da terra, seu trabalho árduo e sua capacidade de beber cerveja. Seus reinos misteriosos, escavados no interior das montanhas, são famosos pelos tesouros maravilhosos que a raça produz como presentes ou para o comércio.


Os anõestêm entre 1,30 m e 1,50 m de altura, mas seus corpos são muito largos e compactos; em geral, eles pesam o mesmo que os seres humanos. Os anões são ligeiramente mais altos e bem mais pesados que as anãs. Sua pele geralmente é marrom ou com uma tonalidade bronzeada e seus olhos sempre são escuros. Seus cabelos variam entre o preto, o cinza ou o castanho, quase sempre longo.


Os anõesvalorizam bastante suas barbas e cuidam bem delas. Eles preferem estilos simples para seus cabelos, barbas e roupas. Atingem a fase adulta por volta dos 40 anos e podem viver mais de 400 anos.


Tendências:Os anões geralmente são Leais e a raça tende ao Bem.

Consideraçõespara Ficha:

  • Visão noEscuro. Anões podem enxergar no escuro a até 18 metros, apenas em preto ebranco. Um anão ignora camuflagem (incluindo camuflagem total) por escuridão.
  • Resistênciaaprimorada a venenos e magias.
  • ARM +1
  • RES +1

Política:Anões criam suas cidades embrenhadas nas montanhas. Sua principal cidade é Kjeldor, ao norte do continente. Conhecida por seus ferreiros e seu metal dequalidade inestimável, a cidade é muito visitada por guerreiros em busca de armas mais poderosas. Cuidado, os anões são ótimos vendedores e adoram discutir os preços das coisas. O rei Kougar Blackmail governa Kjeldor há 150 anos. Osistema segue uma monarquia tradicional: quem nasceu na família real, sucede o antigo rei. Kjeldoranos são conhecidos por seu calor, lealdade, gostopor brigas e cerveja.


Outracidade menor, mas igualmente conhecida e amada, é a cidade de GorLadur, nacordilheira a leste do continente. Aqui não é o metal, mas as jóias e artefatos artesanais de alta qualidade e pureza. Aqui os anões ainda servem ao rei, mas contam com o Superintendente Tokks Arrmenduir, um comerciante ligeiro e com uma cabeçapara cifras e números que dá inveja. É uma das cidades mais ricas e belas do continente, ficando em pé de igualdade com a cidade élfica de Lórien. Ladurianos são conhecidos por sua tranquilidade, apreço por boa comida, seu tabaco esapiência.